A história que contamos hoje passa por uma curva que chama atenção pela beleza. Vamos usar uma letra do alfabeto para descrever um lugar procurado todos os anos por milhares de turistas. É o formato dela que nos ajuda a fazer a leitura panorâmica de um fabuloso conjunto de praias. A letra não é o “M’ de Maravilhoso, mas sim a letra “C”, terceira do nosso alfabeto. Olhando do alto é assim que se desenha a Enseada da Pinheira, cerca de 50 quilômetros ao Sul de Florianópolis.

Muita gente se arrisca a dizer que, a uma hora da ponte Colombo Salles, está a magia fora da Ilha. De fato, as praias são o máximo pela calmaria do mar e pela extensa faixa de areia, que, no verão especialmente, fica super ocupada por visitantes de todo Brasil e de outros países. Mas vamos explorar o que está além das belezas da natureza. Investimos na busca do que faz a Pinheira ser como ela é, pelas atitudes bem pensadas de quem ama esse cantinho de Santa Catarina.

A Praia da Pinheira é uma das praias mais freqüentada de Palhoça, recebendo grande fluxo de turistas de outros estados. Localizada numa enseada a 35km do centro do município e a 48km de Florianópolis. É dividida em duas praias: Praia de Baixo e Praia de Cima, situadas em oposição uma a outra.

Hoje a Praia da Pinheira não é só um povoado com pescadores de tradição açoriana, lojas, farmácias, padarias e pousadas provam que o desenvolvimento chegou ali, porém o progresso não apagou as marcas que caracterizam a praia: os ranchos dos pescadores e a paz da convivência entre os visitantes e nativos.

O Nome conta-se que havia uma enseada muito linda, que era coberta por árvores de madeira leve e resistente, muito usada para a fabricação de bóias para as redes dos pescadores, o fruto desta árvore parecia-se com uma pinha (fruto do pinheiro) daí as árvores serem chamadas de pinheira. Como esta linda praia não tinha nome, os nativos chamaram-na de Pinheira. Praia de Cima – Praia do Engenho, Praia das Cabras ou Praia de Cima, são alguns dos nomes dessa pequena, mas bela baía de águas limpas, que se completa com a ponta das andorinhas e o costão da Praia de Baixo.

A Praia de Cima é uma das poucas praias do município que além de sua rara beleza, abriga banhistas do vento sul pela sua posição geográfica.

Add a comment